Vacinação causa autismo? o seu pior mito.

Saúde29 de abril de 2019

Vacinação x autismo

 

Vacinação causa autismo ? Olá pessoal, na postagem de hoje vou falar um pouco de um dos mitos que mais me incomoda com relação a vacinação.

‘que ela causaria autismo’

As evidências científicas disponíveis hoje, afirmar que, temos vacinas que poderiam causar autismo como por exemplo a triplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) é de uma incompreensão, desconhecimento que chego a achar um absurdo surreal até mesmo devido as consequências da sua não aplicação.

Dizer que vacinação causa autismo é, no mínimo, negar a veracidade de inúmero estudos que possuímos.

O ultimo estudo realizado foi um levantamento dinamarquês com mais de 650 mil crianças deixa claro que não há qualquer associação entre as injeções e esse transtorno, ou seja,

mesmo entre os pequenos mais suscetíveis a ele’

Neste ultimo estudo, pesquisadores da Universidade de Copenhague cruzaram registros de vacinação de 657 461 crianças com dados de desordens psiquiátricas. Ao longo dos anos, 6 517 delas desenvolveram autismo.

Ao comparar a turma que tomou a tríplice viral com a que não a recebeu, ficou claro que

 ‘não há qualquer ligação de autismo com a vacina’

E isso valeu mesmo para os pequenos mais predispostos à doença (como àqueles cujos irmãos são autistas).

Não encontramos qualquer embasamento para apoiarmos a teoria de que ocorre  relação entre o aumento no risco de autismo após a vacinação para sarampo, caxumba e rubéola nessa população, relatam os autores, no artigo.

E muitos estudiosos no assunto fazem coro com os pesquisadores deste estudo.

O inicio da teoria

Em 1998 foi apresentado um estudo que levantou a hipótese de que a vacina contra o sarampo, caxumba e a rubéola tivesse uma relação com o autismo.

Posteriormente foi evidenciado uma series de falhas neste estudo, ao ponto de que a revista que o publicou retirasse.

Infelizmente a descoberta dessas falhas não veio a tempo de evitar o pânico que causou na população.

Com isso a cobertura vacinal entrou em queda e subsequentes surtos de doenças até então controladas voltaram.

Diante disso eu me pergunto você ainda se arriscaria não vacinar o seu filhote só porque ocorreu um boato infundado? Você tem certeza de que vacinação causa autismo?

Fui uma vez a uma palestra onde uma das pessoas que estavam lá pra transmitir o seu conhecimento revelou ser contra vacinas e que não vacinava o próprio neto, quando questionado o motivo pelo qual fazia isso revelou que não confiava em vacinas. Na mesma hora me retirei do recinto.

Nós como responsáveis não podemos nos contaminar por algo sem justificativa.

Portanto vacine sim seu filho, por ele, pelo meu, por nós.

 

vacinação causa autismo?

 

kit vacina

https://www.bio.fiocruz.br/index.php/noticias/1834-vacinas-causam-autismo-veja-os-resultados-do-mais-amplo-estudo-sobre-o-tema